7 - Mercadão de Madureira

Endereço: Av. Min. Edgard Romero, 239 - Madureira, Rio de Janeiro
Aluna: Júlia Mayer de Araujo

Um dos maiores shoppings populares do país, o Mercadão de Madureira, foi inaugurado em 1914 como uma pequena feira livre, localizado onde é hoje a quadra do Império Serrano ao lado da linha férrea junto à Estação de Magno. Na década de 50, com a presença do Presidente Juscelino Kubitscheck, foi inaugurado no local onde até hoje se encontra, o Mercadão de Madureira, como passou a ser chamado e se estabeleceu como principal polo comercial da Zona Norte.
Em 2000 um incêndio destruiu por completo as dependências do Mercadão, e em 5 de outubro de 2001, reabre suas portas pronto para atender às necessidades do novo milênio, aliando à tradição, instalações modernas, conforto e segurança.
Nas mais de 580 lojas é possível encontrar de material escolar a brinquedos, acessórios femininos, bebidas nacionais e importadas, temperos e ervas e itens afrodisíacos, artigos de papelaria, doces e balas para festas como de São Cosme e Damião, artigos religiosos e diversos tipos de decorações e acessórios por tema como Festa Junina, Natal, Carnaval, Copa do Mundo e Olimpíadas.
Com Projeto 5.605 de autoria da Vereadora Vera Lins, foi determinado em 2013 como Patrimônio Cultural do Povo Carioca, com a justificativa de que “Trata-se de um pólo de convergência social, onde se misturam todas as camadas da população. O local é um lugar onde, com certeza, o espírito carioca sobrevive e está presente com as suas lutas e alegrias”. As lojas são passadas de pais para filhos, o que faz com que gerações sejam atreladas a esse centro comercial, além de sua grande variedade, principalmente nos artigos religiosos que possui grande influência da matriz africana.
Como moradora da Zona Norte, a minha relação com o Mercadão de Madureira vem desde muito tempo, indo desde janeiro para fazer a compra de material escolar, março para comprar as decorações e comidas para meu aniversário (o que mais marcou foi meu aniversário de 15 anos, onde passei a tarde toda no Mercadão de Madureira comprando os últimos detalhes para a festa que foi organizada em cima da hora e eu me lembro desse dia com muito carinho), final de ano para comprar as decorações de Natal e Ano Novo e entre outras comemorações familiares que sempre passávamos lá para comprar de tudo o que faltava. Com o passar dos anos, ia com cada vez mais frequência para poder comprar produtos com uma vasta diversidade e preço bom, inclusive para confecção de artesanato e culinária.

Mercadão de Madureira, 2009. Disponível em: http://www.mercadaodemadureira.com/e-book-mercadao-de-madureira.pdf
O Dia, 2013. Disponível em:

Considerações do grupo:
Débora: Eu conhecia muito pouco a história do Mercadão. Em primeiro plano a informação que me deixou mais surpresa foi o Mercadão só ser considerado Patrimônio Cultural Carioca em 2013. A partir da pesquisa foi possível saber mais sobre a história do local fazendo com que entendesse ainda mais a relação dos cariocas com o Mercadão e sua importância na história do Rio. Após a apresentação da pesquisa, a minha representação do Mercadão como um grande centro comercial muito presente na vida do carioca se transformou para um local que guarda uma importante parte da história da cidade.
Gabriella: É bom ver a relação que as pessoas tem com um lugar tão comum e popular na cidade do Rio de Janeiro; eu moro em Madureira e acho interessante a forma com que o Mercadão se coloca porque lá tudo se vende a preço de custo ajudando a população que reside não só naquela área mas em todo o Rio de Janeiro; gosto de ver que o Mercadão não perdeu seu símbolo de lugar do povo e é interessante ver como ele marcou e marca gerações através dessa visão.
Isabel: Sempre frequento o Mercadão para comprar enfeites de natal e de festa de aniversário com minhas irmãs e minha mãe, lá achamos de tudo e ainda com preço em conta e ficamos horas batendo perna procurando as coisas mais legais para trazer para casa, mas, mesmo no final do dia quando que estamos exaustas é compensado pois sempre tem muita diversão quando vamos para Madureira, por isso, vale muito a pena a visita para quem não conhece.
Isabela: Tenho diversas lembranças vindas do Mercadão, toda a minha família frequenta os arredores, passávamos praticamente todo o dia andando e desbravando os comércios. Um dos maiores motivos para irmos até lá, é a compra de material para festas, me recordo de quando criança ir ao mercadão com minha mãe e avó a procura de enfeites da Barbie para a minha festinha, de compramos doces, e roupas em preços mais acessíveis. Ainda hoje, nos reunimos para irmos às compras, comemos em lanchonetes e voltamos para casa com as pernas inchadas de tanto andar. O Mercadão é um lugar diverso, e que tem um valor enorme para os moradores dos arredores.
Larissa: Já frequentei o Mercadão algumas vezes, e gosto muito do local por ter uma variedade imensa e tudo a preços populares. Acredito que todo morador do Rio sabe a importância que o Mercadão de Madureira tem para o comércio e além disso, a importância cultural que ele possui.
Natália: Ver a importância de um lugar para muito além do seu propósito comercial e econômica, revela como os espaços são dinâmicos e como o ser humano constrói relações e significados nesses lugares de vivência. Já fui ao Mercadão, como muitos, para comprar artigos de festa pro aniversário do meu irmão que ele me pediu com muito carinho. Me deixou surpresa saber que se tornou Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, o que revela a força que esses espaços podem conter e expressar.
Nicole: Moro longe do Mercadão de Madureira e nunca tive o costume de ir até lá mas vejo a importância não só econômica dele mas emocional também. Não sabia que ele era Patrimônio Cultural do Rio e achei mais do que merecido o ser.
Pedro: Só estive no Mercadão de Madureira apenas uma vez. Mas foi o suficiente para eu ver que o lugar, além de ser muito diverso, é muito importante pra Zona Norte em si como um símbolo cultural.
Rayssa: moradora de Madureira desde novembro de 2016, com pais que cresceram no subúrbio - minha mãe estudou na escola normal Carmela Dutra, próxima ao local, por exemplo -, o Mercadão já foi a alternativa da família para encontrar variedade e preço baixo dezenas de vezes, principalmente para realizar festa infantil em casa. Não sabia que era considerado Patrimônio Cultural carioca e fiquei muito feliz em conhecer este dado.
Thiago: O Mercadão de Madureira é um centro comercial de grande importância não só para a região, mas também para a cidade. Por ser mais próximo do bairro onde moro, sempre vou ao Mercadão quando preciso comprar algo mais específico como dito na pesquisa como por exemplo artigos culinários, adereços de carnaval, natal, artesanato, papelaria… O local tem traços da resistência negra. Não conheço outro local com um pólo de lojas referente às religiões de matrizes africana tão diversificado como o Mercadão.

Comentários